Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de junho de 2020

REDAÇÂO - Prof. LULA - Turmas do regular 1º ANO A, B, C (matutino) e Prof. CAMILA - Turmas do regular Vespertino

Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet

REDAÇÂO              TURMAS do REGULAR 1º ANO A, B, C

Professor = Luiz Carlos Fernandes Maciel (LULA)


Eduardo e Mônica
Letra: Renato Russo (Legião Urbana)
Composta em 1986


Quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?

Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar
Ficou deitado e viu que horas eram
Enquanto Mônica tomava um conhaque
No outro canto da cidade, como eles disseram

Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer
E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer
Um carinha do cursinho do Eduardo que disse
"Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir"

Festa estranha, com gente esquisita
"Eu não tô legal", não aguento mais birita"
E a Mônica riu, e quis saber um pouco mais
Sobre o boyzinho que tentava impressionar
E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa
"É quase duas, eu vou me ferrar"

Eduardo e Mônica trocaram telefone
Depois telefonaram e decidiram se encontrar
O Eduardo sugeriu uma lanchonete
Mas a Mônica queria ver o filme do Godard

Se encontraram então no parque da cidade
A Mônica de moto e o Eduardo de "camelo"
O Eduardo achou estranho, e melhor não comentar
Mas a menina tinha tinta no cabelo

Eduardo e Mônica eram nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis
Ela fazia Medicina e falava alemão
E ele ainda nas aulinhas de inglês

Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus
Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud
E o Eduardo gostava de novela
E jogava futebol-de-botão com seu avô

Ela falava coisas sobre o Planalto Central
Também magia e meditação
E o Eduardo ainda tava no esquema
Escola, cinema, clube, televisão

E mesmo com tudo diferente, veio mesmo, de repente
Uma vontade de se ver
E os dois se encontravam todo dia
E a vontade crescia, como tinha de ser

Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia
Teatro, artesanato, e foram viajar
A Mônica explicava pro Eduardo
Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar

Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer
E decidiu trabalhar (não!)
E ela se formou no mesmo mês
Que ele passou no vestibular

E os dois comemoraram juntos
E também brigaram juntos, muitas vezes depois
E todo mundo diz que ele completa ela
E vice-versa, que nem feijão com arroz

Construíram uma casa há uns dois anos atrás
Mais ou menos quando os gêmeos vieram
Batalharam grana, seguraram legal
A barra mais pesada que tiveram

Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília
E a nossa amizade dá saudade no verão
Só que nessas férias, não vão viajar
Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação

E quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?



Dados sumários sobre o texto:
Autor:  _________________________________
Título da obra: _____________________________

Estrutura da narrativa
01. Personagens
Identifique os traços físicos e psicológicos dos principais personagens:
Eduardo: _______________________________________________________
_______________________________________________________
Mônica: _______________________________________________________
_______________________________________________________
02. Enredo
Faça um resumo da história (princípio – meio – fim).
03. Ambiente
Qual é o tipo de ambiente predominante: físico (a natureza, o campo, a cidade) ou social (algum agrupamento social específico, alguma parcela da comunidade, fábrica, colégio, clube, família)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Tempo
Quanto tempo você acha que se passou desde que as personagens se conheceram até o final da história? Justifique seu raciocínio.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Foco narrativo
O narrador é narrador-personagem ou narrador-observador? Transcreva um verso que comprove sua resposta.
_____________________________________________________________________________
06. Público-alvo
A que leitor esse texto se destina? __________________________________________________

07.  Há muitas expressões coloquiais (informais) no texto. Para que servem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08.  Dê o significado destas expressões:
a) “Eu não estou legal”. _____________________________________
b) “Não aguento mais birita”. ________________________________
c) “Eu vou me ferrar”.  _____________________________________
d) “O Eduardo de camelo”. __________________________________
e) “Batalharam grana e seguraram legal”. ______________________________________________
f) “A barra mais pesada que tiveram”.__________________________
g) “Que nem feijão com arroz” _______________________________

09. Utilizando expressões próprias da linguagem dos personagens, o autor conta a história. Explique o significado dos trechos seguintes, como no modelo:
“... falava coisas sobre o Planalto Central” – Mônica explicava política para Eduardo.
a) “... ainda no esquema escola-cinema-clube-televisão” –
_______________________________________________________
b) “... coisas sobre o céu, a terra, a água” –
_______________________________________________________
c) “Ela era de Leão e ele tinha dezesseis” –
______________________________________________________

Interpretação
01. Por que num momento do texto é falado que o “filhinho” é do Eduardo e não do casal? Explique. _______________________________
_____________________________________________________
02. Que relação existe entre o narrador da história e o casal Eduardo e Mônica? Comprove com uma passagem do texto.
_____________________________________________________________________________________________________________
03. Qual o tema principal do texto? __________________________________________________
04. Quem sofre mais transformações na história: Eduardo ou Mônica? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Você acha que um ajudou o outro a se transformar ou foram mudanças naturais? Justifique sua resposta:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Essa letra de música possui elementos narrativos? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Observe que o texto começa e termina com os mesmos versos. Que justificativa podemos apresentar para esta estrutura?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Para você, "existe razão nas coisas feitas pelo coração"? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________
09. Faça um comentário sobre a história.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário