Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Redação – 3º ANO - Prof. Luiz Carlos Fernandes Maciel (LULA)

Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet
Prof. Luiz Carlos Fernandes Maciel (LULA)
Redação – 3º ANO

Gênero textual

Editorial
O editorial é um texto argumentativo que expressa a opinião de um jornal ou de uma revista sobre um assunto atual. Em geral, não apresenta assinatura, é escrito em 3ª pessoa e sua linguagem é formal.
Leia o editorial a seguir.
Internet sob censura?
Atende pelo nome de Anteprojeto do Marco Civil da Internet a proposta de regulamentação do conteúdo na web que vem sendo elaborada nos gabinetes do Ministério da Justiça. E nele um perigoso precedente – resgatando o velho cacoete de governos latinos de buscar controlar as comunicações – corre o risco de ser validado. A nova investida contra a liberdade de expressão e comunicação está configurada em algumas das regras do texto em estudo. A contar, por exemplo, o mecanismo de notificação eletrônica que permite a qualquer um que se sinta atingido por publicações na rede o poder de requerer o bloqueio de conteúdos. O provedor ou site que não atender ou não tomar providências nesse sentido após ser notificado terá de arcar com eventuais prejuízos – morais ou financeiros – da pessoa ou grupo que se considere atingido. Na prática, fica estabelecido dentro do ambiente da internet o conceito de que interesses não podem ser contrariados. Um princípio por si só antidemocrático e inconstitucional por ferir o livre trânsito de informação e por limitar o papel do veículo internet de promotor de discussões amplas, plurais e não controladas. O agravante é que a notificação eletrônica funcionaria como um dispositivo de ação imediata, antes mesmo do julgamento do mérito nos tribunais de Justiça. Na prática, a remoção antecipada de conteúdo repete na rede o equívoco da
concessão de direitos de resposta automáticos, sem a sentença final na última instância. Há
naturalmente caminhos mais efetivos, via medidas legais previstas na Carta Magna, para
aqueles que, sentindo-se prejudicados por difamação, distorção ou erro, busquem a defesa
dos seus direitos. Tentar eliminar o confronto de ideias no ambiente da web é trabalhar
pelo pensamento único e dirigido. E, decerto, é o que pode acontecer com a aprovação desse
instrumento. O anteprojeto ministerial deve ser concluído até o final de maio e segue
depois para análise e votação no Congresso. A sociedade civil organizada deve e precisa se
manifestar antes que essa ameaça siga adiante.
Carlos José Marques, Isto é
São Paulo, 5 de maio de 2010.

01. O EDITORIAL é também um texto argumentativo, como o artigo de opinião, a carta do
leitor, a carta aberta e outros gêneros textuais.

a) em geral, o editorial expressa a opinião de um jornal ou de um revista sobre um fato
polêmico. Qual é o fato analisado no editorial em pauta?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) Por que esse projeto causou polêmica na imprensa?
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________
02. O editorial, habitualmente, não apresenta assinatura, porque a responsabilidade do
conteúdo é da equipe que edita o jornal ou a revista.
a) O editorial em estudo foi assinado. Qual seria o motivo?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) Na verdade, ao assinar o editorial, o editor-chefe representa a opinião de toda a equipe.
Nesse caso, explique por que há diferença entre o editorial e o artigo de opinião quanto à
assinatura.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
03. A INTRODUÇÃO, que corresponde, em geral, ao 1º parágrafo e apresenta o assunto do
texto, vai do início do editorial até o fim da 2ª frase: “CORRE O RISCO DE SER
VALIDADO”. Qual é o ponto de vista defendido sobre o assunto?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
04. No DESENVOLVIMENTO que vai da 3ª frase até o final da 9ª
(“sem a sentença final na última instância”), são apresentados ARGUMENTOS que
fundamentam a TESE.
a) segundo a argumentação do autor, como é possível perceber a decisão de regular a
liberdade de comunicação?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) Como essa regra eliminaria qualquer possibilidade de o provedor ou site não seguir essa
determinação?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
c) A que conclusão o autor chegou sobre essa ação?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
05. Dando continuidade ao desenvolvimento, o autor reforça seus argumentos de que a
notificação eletrônica pode complicar ainda mais a situação do provedor.
a) Que argumentos ele apresenta na defesa de suas opiniões?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) De que modo ele analisa esse bloqueio imediato de conteúdos na internet, sem nenhum
julgamento?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
06. A CONCLUSÂO do editorial vai da 10ª frase (“Há naturalmente caminhos mais
efetivos”) até o final do texto.
a) Quase sempre essa parte apresenta uma síntese das idéias expostas, para reforçar a
tese ou lançar novos questionamentos. Qual desses recursos foi empregado No editorial em
estudo?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) O que o autor parece temer e, por isso, alerta os leitores a expor suas opiniões sobre
esse anteprojeto?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
07. O editorial é publicado em uma seção específica de jornal ou revista.
a) No texto, há o emprego da variedade padrão da língua ou de alguma variedade popular?
Esclareça sua resposta.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) Qual é o tempo verbal predominante e a pessoa empregada Explique por que se usou essa
pessoa verbal.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário