AGORA, VAMOS PRATICAR:
Leia o texto abaixo e faça um resumo com, no máximo, 2 parágrafos. Cada parágrafo deve conter entre 5 e 7 linhas.
Não esqueçam de colocar o título.
RESPONDA: Você concorda com o autor quando ele afirma que "O ciberespaço está longe de conhecer a igualdade social, ele reproduz com integralidade a mesma divisão de classe da sociedade capitalista". Justifique sua resposta.
A
pandemia provocada pelo novo coronavirus – Covid-19 – que assola o mundo e
impõe o isolamento social generalizado, fechando as pessoas em suas casas, está
mantendo metade dos estudantes de todo o mundo longe das salas de aulas, em
ambos hemisférios do globo terrestre.
A OMS – Organização Mundial da Saúde
– já prenunciou a perda do semestre letivo. Os pais estão em polvorosa com a
suspensão das aulas, com os filhos em isolamento dentro de casa e com
criatividade insuficiente para mantê-los calmos e ocupados. Alguns segmentos da
sociedade começam a pressionar as autoridades escolares exigindo oferecimento
de lições por meio das novas tecnologias de comunicação.
Aqui no Estado do Rio de Janeiro oferecer ou não
oferecer educação a distância está na agenda do dia. Grande quantidade de pais
exige-a. A Secretaria de Educação – SEDUC – é favorável e exerce pressão sobre
o professorado para o seu oferecimento. O Ministério Público, por sua vez,
recomenda que a SEDUC suspenda as atividades não presenciais por meio de
qualquer plataforma educacional previstas para começar no dia 13 de
março.
O oferecimento de educação a distância por qualquer
meio digital não é coisa simples ou fácil. As autoridades que optam por seu
oferecimento agem açodadamente, fetichizadas pelo potencial das novas
tecnologias e de forma autoritária querendo salvar as próprias peles como se o
sinal de Internet fosse gratuito, universal e de qualidade igual para
aproximadamente 250 mil estudantes e 40 mil professores. Parecem desconhecer ou
fazem vistas grossas à realidade socioeconômica de discentes e docentes que, em
grande parte, somente têm acesso por meio de telefones pré-pagos e, portanto,
com tempo limitado e caro. Também parecem desconhecer que as operadoras mais
populares têm péssima cobertura, muitas áreas de sombras, e sinais de pequeno
alcance.
Um dia admiti [..] com arrogância a
possibilidade de oferecer ensino de qualidade universalmente a todos os
estudantes de todas as regiões brasileiras. Hoje admito o meu grau de idealismo
e a impossibilidade de oferecer EaD, dadas as desigualdades sociais e regionais
do Brasil. Ainda há regiões desprovidas de luz elétrica de qualidade durante as
vinte e quatro horas do dia, há locais onde os geradores a diesel são
desligados as 22 horas e outros onde os lampiões e lamparinas ainda são
indispensáveis. A grande quantidade de usuários de Internet que habitam estes
lugares tem acesso precário, sinais fracos e total incapacidade de usar os
recursos disponíveis de streaming, por exemplo. Há ainda quem tenha de subir em
árvores para obter melhores sinais.
Estamos ainda muito distantes da
democratização do sinal de Internet, mas não apenas dele. Também continuamos
carentes de boas e eficientes redes de manutenção de PCs, computadores
portáteis e telefones inteligentes.Não são todos os usuários que acessam esta
rede e tem dinheiro suficiente para pagar os serviços técnicos indispensáveis
[...].
A cidade do Rio de Janeiro, dada a sua geografia,
também reproduz a mesma realidade das demais regiões do país, a despeito de ser
uma capital. Receber o sinal de Internet nos bairros de Botafogo, Lagoa, Jardim
Botânico, Humaitá ou Barra da Tijuca é uma coisa que chega a ser prazerosa;
outra, de natureza bem diferente, é recebê-lo na Rocinha, Complexo do Alemão,
Rio das Pedras, Cambuci ou Maria da Graça. Muitos estudantes destes lugares,
inclusive, somente usam os telefones celulares de seus pais quando eles
permitem e mesmo assim com tempo contado.
O ciberespaço está longe de conhecer a igualdade
social, ele reproduz com integralidade a mesma divisão de classe da sociedade
capitalista. As classes populares sofrem nele as mesmas agruras do mundo real.
Os mais ricos se deliciam e se enriquecem mais com os avanços
científico-tecnológicos e a subordinação deles como rápidas e eficientes forças
de produção.
Por esta razão, a determinação de oferecer educação
a distância para o alunado do Estado do Rio de Janeiro é desprovida de empatia
e alteridade, ao mesmo tempo em que pode contribuir para aprofundar as
desigualdades sociais existentes. Não vem acompanhada de políticas garantidoras
da igualdade de acesso para os estudantes fluminenses. Os mais abonados e
remediados poderão acessar a plataforma onde se encontram os textos, vídeos,
bibliotecas online etc. nos seus próprios tempos, os mais vulneráveis que se
virem. O utilitarismo das autoridades educacionais, que favorece a uns com base
num cálculo, desconhece e desdenha o imperativo categórico formulado por Kant:
o princípio da universalidade, o fundamento da democracia social: ou é para
todos, de igual modo, ou é imoral e antiético.
[...]
Zacarias Gama é professor
Titular da UERJ/EDU/Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da
Educação. Membro do LPP-UERJ e coordenador geral do Programa de Pós-graduação
Desenvolvimento e Educação Teotonio dos Santos – ProDEd-TS
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