Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2020

ATIVIDADE 2º A e B VESPERTINO - PROF CAMILA


Olá, pessoal!
Alguns alunos enviaram suas produções por e-mail; fico grata e feliz por isso! Vamos tentando praticar para não perder o costume e retornar nossas atividades da melhor maneira possível!
Percebi uma dificuldade geral nas produções: a utilização de referências, a fim de expor os conhecimentos que o aluno possui sobre determinado assunto.
Para o corretor da sua redação é de extrema importância que você exponha o que sabe (além do que foi dito nos textos norteadores encontrados na avaliação do ENEM), e logo de cara, na sua introdução, você deve mostrar seu conhecimento de mundo relacionado ao tema.
Desta forma, é muito importante que vocês busquem expandir seus conhecimentos através da leitura, das pesquisas, dos filmes e séries, documentários, dentre outros meios seguros de informação. Estando bem informado, possuindo uma “bagagem” teórica, o indivíduo consegue estabelecer relações pertinentes com mais facilidade; afinal, escrever sobre algo que entendemos é muito melhor!
Então, vamos compreender o que o ENEM quer do candidato?
Conheça as cinco competências cobradas pelo Inep na redação:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.

5. Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

Através da leitura das competências pode-se perceber a importância e a necessidade de correlacionar ideias e argumentar através dos conhecimentos que o indivíduo possui, por isso: busquem informações!
Uma forma interessante de ampliar o repertório teórico é estudar por meio de eixos temáticos, através dos quais pode-se utilizar uma informação geral para tratar de um assunto particular.
Exemplo: Eixo temático – CULTURA E COMPORTAMETO
Uma série bastante citada para este eixo é Black Mirror, disponível na Netflix, que traz diversas abordagens sobre tal temática (que podem ser utilizados para ilustrar a introdução de uma redação).

ATIVIDADE
A seguir deixarei alguns nomes de documentários e séries para que vocês escolham pelo menos um para assistir e elaborar um resumo.
Observação: Caso escolham a série, basta resumir um episódio.

Holocausto Brasileiro (2016)
Entre 1930 e 1980, mais de 60 mil pessoas morreram devido ao tratamento que receberam em um hospital psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais. O Hospital Colônia recebia milhares de pessoas consideradas “loucas”, que foram submetidas a condições desumanas.
O documentário se baseia no livro de mesmo nome, escrito pela jornalista Daniela Arbex.

Ilha das Flores (1989)   

Provavelmente você já se deparou com esse documentário em alguma aula de geografia. A ideia da obra é apresentar críticas sobre como a produção realizada no capitalismo desencadeia desigualdades sociais. 
O documentário mostra todo o processo que envolve um alimento, desde sua produção até seu descarte em um lixão em Porto Alegre, chamado “Ilha das Flores”. Fica nítida também a crítica ao desperdício de comida.

O veneno está na mesa (2011)
O foco do documentário é o excesso de agrotóxicos na agricultura especificamente no Brasil, considerado um dos países com a maior quantidade dessas substâncias nos alimentos. 
A obras conta com diversas entrevista com especialistas no setor e chegou a ganhar uma continuação em 2014, que levanta os mesmos problemas e reflete sobre possíveis alternativas.

Quebrando o tabu (2011)
Com o documentário Quebrando o Tabu, é possível entender melhor a relação da sociedade como um todo com drogas ao redor do mundo. A ideia foi gerar reflexão tanto sobre a política contra as drogas em diversas regiões quanto sobre as possíveis soluções para problemas relacionados ao tema.
Um questionamento levantado na obra, e que dá uma boa ideia do que ele irá abordar, é: “se não conseguimos acabar com as drogas dentro de uma prisão de segurança máxima, como podemos acabar com elas em uma sociedade livre?”.


"Cowspiracy: The Sustainability Secret" (2014)

documentário "Cowspiracy: The Sustainability Secret" (Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade) foi lançado no final de 2014 e está quebrando paradigmas desde então. Feito por Kip Andersen e Keegan Kuhn, com produção executiva de Leonardo DiCaprio, o filme aborda a importância do veganismo e os impactos da indústria agropecuária por uma perspectiva diferenciada e de denúncia. Ele ataca organizações ambientais de renome como Greenpeace e WWF por sua omissão quanto às consequências do consumo de carne.

Guerras do Brasil (2018)
Esta série documental detalha como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado, desde os primeiros conquistadores até a violência nos dias de hoje.

Explicando (2018)
Com o propósito de apresentar e explicar um tema por episódio a série aborda questões como: questão racial pelo viés salarial, monogamia, críquete, eSports , K-Pop, mercado de ações, falência das dietas, vida extraterrestre e criptomoedas. Ou seja, de tudo um pouco.

Black Mirror, uma série desconfortavelmente incrível 

Como um espelho preto. É assim que ficam as telas das TVs, monitores e celulares, quando desligados. E esse é o nome de uma das séries mais apocalípticas e interessantes já escritas [...] em Black Mirror nos reconhecemos; o que vemos ali somos nós, refletidos naqueles contextos; escravos do consumo, linchadores cirtuais, mórbidos espectadores. É isso o que incomoda.
As séries citadas podem ser assistidas através da Netflix

Lembrando que a internet é um vasto mundo, e vocês podem encontrar séries interessantíssimas e materiais muito ricos. Aqui trouxe apenas alguns.

Dúvidas e produções: enviar para camila.miranda23@enova.educacao.ba.gov.br
Até mais!
Rferências:
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/7-documentarios-brasileiros-que-podem-te-ajudar-no-vestibular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário