Colégio
Estadual José Ribeiro Pamponet
REDAÇÃO
Prof.LULA 20.08.2020
“O jovem, que até então não apresentava nenhum
problema na escola, começa a ter uma avaliação catastrófica dos professores.
Perde a capacidade de entender o que lê fora do ambiente da rede. Sem entender,
não tem condições de julgar, e sem posição crítica fica incapacitado de
reflexões profundas sobre a realidade que o cerca. Os pais imaginam que o filho
está mentalmente perturbado ou tomando drogas, mas ele apenas renunciou a seu
potencial expressivo para adotar a linguagem estereotipada da internet.”
(Revista Época)
“Os jovens estão escrevendo de forma
totalmente diferente nos e-mails e nas mensagens rápidas. Está surgindo um novo
idioma, completamente diferente. Um canal de tevê a cabo tem legendas nesse
idioma e é difícil prestar atenção, seguir aquele negócio do jeito que o
pessoal fala. O que potencialmente seria uma revitalização da palavra escrita
virou um negócio muito precário. Não é bom.” (Revista ISTOÉ)
“Linguista respeitado, o inglês David
Crystal, autor do livro A Linguagem e a Internet, chama esses defensores da
sintaxe de alarmistas e não prevê um futuro desastroso para a gramática por
causa da rede.” (Revista Época)
Acima estão os fragmentos dos textos que compõem esta prova. Eles servem
de base para a argumentação que deve ser feita a respeito do seguinte tema: A linguagem da
internet pode ser uma ameaça para o desenvolvimento linguístico dos seus
usuários?
Responda à
questão proposta pelo tema acima, por meio de texto argumentativo
(OPINATIVO) de 20 (vinte) linhas. Na sua
redação, não devem ocorrer partes nem dos fragmentos oferecidos nem dos textos
de onde foram retirados.
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